IMO CERATOCONE MEDIUM LP

O que é o Ceratocone?

O Ceratocone (Cerato = córnea + Cone = forma cônica), é uma doença caracterizada pelo progressivo afinamento e aumento da curvatura da córnea. À medida que a córnea gradativamente se modifica, o paciente percebe uma baixa da visão.

Pode afetar severamente a forma de perceber o mundo, incluindo tarefas simples como dirigir, assistir TV ou ler um livro. Além disso, ela pode afetar os dois olhos de maneira diferente, sendo que um pode estar mais comprometido que o outro.

Causas do Ceratocone

Não se sabe ao certo o que causa o ceratocone, ou seja, é uma doença multifatorial (resultado de diferentes condições clínicas).

O hábito de coçar os olhos com frequência pode ser um estímulo para o desenvolvimento da doença, por isso, acredita-se que pacientes alérgicos estão mais predispostos a desenvolvê-la.

Sintomas do Ceratocone

  • Diminuição da visão principalmente na adolescência;
  • Mudança frequente de óculos;
  • Hábito de coçar os olhos;
  • Alergias (rinite alérgica, sinusite);
  • Olhos frequentemente irritados;
  • Aumento muito frequente e acelerado da miopia e do astigmatismo.

Diagnóstico do Ceratocone

O diagnóstico do Ceratocone é obtido através de exames oftalmológicos com imagens da córnea. Alguns exames que podem ajudar o médico a diagnosticar o ceratocone:

null
Exame que permite medir a histerese (elasticidade) da córnea e estudar a pressão ocular.
null
Análise precisa e profunda da superfície anterior e posterior da córnea.
null
Exame que permite medir a espessura central e periférica da córnea.
null
Exame para avaliar a curvatura da córnea.

Tratamento do Ceratocone

O ceratocone raramente provoca cegueira, mas pode levar a uma importante perda de visão caso nenhum tratamento seja realizado para impedir a progressão, como o crosslinking do colágeno da córnea.

O tipo de tratamento para reabilitação visual varia de acordo com o estágio de evolução da doença, que vai do uso de óculos ou lentes de contato até a realização de cirurgia (implante de anel estromal ou transplante de córnea).

Algumas formas de tratamentos são:

  • Lentes de contato rígidas: por serem rígidas, criam uma nova superfície refracional ao sobrepor a deformação corneana do ceratocone, melhorando a visão do paciente.
  • Anel intra estromal: é muito útil por regularizar e diminuir a deformação corneana; assim, melhorando a acuidade visual com óculos ou lentes de contato.
  • Radiação por Crosslinking: serve para evitar a progressão da doença. Feita pela aplicação de vitamina B2 (Riboflavina) ativada por raios ultravioleta, que promove o enrijecimento do tecido corneano.
  • Transplante de córnea:  consiste na substituição do tecido doente por um tecido sadio de um doador. Realizado em casos mais avançados da doença.
O transplante de córnea tem alto índice de sucesso e a melhora da visão é geralmente muito importante.
Ceratocone - o que é?

Agende agora sua consulta no IMO.

[gravityform id=”15″ title=”false” description=”false” ajax=”false”]
Fale pelo WhatsApp
Precisa de ajuda? Fale conosco.
Olá tudo bem?
Como podemos te ajudar hoje?
SUBSCRIBE
MY WEB
NEWSLETTERS
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing
AVISO DE FIM DE ANO